quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Lusa

O São Sebastião aí da foto pertence à coleção Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Esculpido em calcário policromado no século XV, foi doação dos herdeiros do Comandante Ernesto Vilhena.

Diz o panfleto que “De pé, as mãos atadas ao tronco do seu suplício, a figura aparece dominada por um sentimento de resignação e dor que é construído através do olhar dirigido para baixo, o desenho invertido dos lábios, a marcação rígida do santo e a regularidade das chagas que lhe marcam o corpo. Apesar de o corpo ser o objeto privilegiado do martírio que se pretende representar, esta figura de São Sebastião aparece claramente dominada pela atenção posta no tratamento da cabeça, de longos cabelos ondulados, face larga e expressão de grande humanidade”.

O São Sebastião está presente na exposição LUSA, A Matriz Portuguesa, que permanecerá no Centro Cultural do Banco do Brasil até 10 de fevereiro de 2008.

A mostra, que inicia as comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, dá continuidade às investigações sobre as raízes do povo brasileiro abrangendo as origens de Portugal desde a pré-história até 1500.

Não é para perder.

Nenhum comentário: