sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Novo bonde em novos trilhos

Para inaugurar O Meu Rio de Janeiro nada melhor, claro, do que imagens de Santa Teresa, o mais charmoso dos mais charmosos bairros da mais charmosa cidade do mundo que, finalmente, parece, receberá de volta o seu sistema de bondes (só em Santa Teresa, infelizmente, ainda) funcionando a pleno vapor. Ou, mais exatamente, eletricidade, energia que os move há mais de cento e dez anos.

O bondinho da foto (de divulgação), restaurado em Três Rios, recebeu moderníssima plataforma VLT (veículo leve sobre trilhos), com motor mais potente e super-econômico, ideal para esses tempos de economizar todo tipo de energia, inda mais a elétrica. O plano é fazê-los circular com a regularidade de um sistema de transportes civilizado.

E para receber essas belezas, a Secretaria de Transportes está concluindo, como se vê na foto abaixo (essa é minha mesmo) a restauração dos trilhos e substituição dos dormentes.

Detalhe importantíssimo: onde estão os estribos, onde os caroneiros tanto gostam de viajar e que foi responsável nesse mais de século, por dezenas de amputações de pernas e braços de passageiros? Pois é, parece (especulo) que tem um sistema de recolhimento para o bonde andar. Confiro amanhã, quando o possante pousar novamente nos trilhos da rua Joaquim Murtinho.

Nenhum comentário: